75º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia


Imagens do desfile militar realizado em celebração ao 75º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia (PTC). Pyongyang, Coreia do Norte, 10 de outubro de 2020.

A cada cinco anos, a Coreia do Norte celebra publicamente a fundação do PTC. O partido surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com a derrota do Eixo e a ocupação de Pyongyang pelo Exército Vermelho, os japoneses foram expulsos da península da Coreia. O guerrilheiro e revolucionário Kim Il-Sung, veterano da resistência à ocupação japonesa, que havia combatido tanto pelo Exército do Nordeste da China quanto pelo Exército Vermelho, foi indicado pela União Soviética para administrar o novo Estado. EM 10 de outubro de 1945, Kim-Il Sung fundou a seção norte-coreana do Partido Comunista da Coreia. No ano seguinte, o Partido Comunista se uniu ao Novo Partido Popular, assumindo a denominação de partido do Trabalho da Coreia.

Ao longo dos 75 últimos 75 anos, o PTC foi o instrumento efetivo de importantes transformações sociais, logrando conquistas como a reforma agrária, a criação da indústria de base norte-coreana, a universalização do acesso à saúde pública e a maior taxa de alfabetização do mundo. O desfile de 2020 foi marcado pela suntuosidade, com a a participação de milhares de militares e público massivo.

Em seu discurso, Kim Jong-Un enalteceu as conquistas do PTC e celebrou o bom desempenho da Coreia do Norte na luta contra a pandemia do covid-19. O desfile também serviu para exibir os mais recentes ativos militares norte-coreanos, incluindo mísseis balísticos intercontinentais, drones de fabricação própria, blindados e artilharia autopropulsada.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara