Friedrich Hayek


Friedrich Hayek (1899-1992), ícone do liberalismo clássico e representante da Escola Austríaca de pensamento econômico.

Hayek estudou economia na Universidade de Viena, onde foi influenciado pelas obras de Carl Menger. Já graduado, colaborou com Ludwig von Mises, que o indicou para dirigir o Instituto Austríaco de Ciclos Econômicos. Em 1931, mudou-se para a Inglaterra, onde passou a atuar como professor na Escola de Economia e Ciência Política de Londres, cargo que ocupará até 1950. Em Londres, envolveu-se em discussões teóricas com John Maynard Keynes e escreveu "O Caminho da Servidão", sua obra mais conhecida, onde criticou o planejamento econômico centralizado, que considerava uma ameaça para a liberdade. Em 1947, integrou-se à Sociedade Mont Pèlerin, uma associação de 39 eruditos de 10 países distintos que tinha por objetivo difundir os princípios liberais pelo mundo.

Em 1950, mudou-se para os Estados Unidos, passando a lecionar na Universidade de Chicago, onde avançou em estudos interdisciplinares sobre psicologia, filosofia e áreas das ciências sociais. Na década seguinte, lecionou na Alemanha e na Áustria. Foi laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1974 por seu trabalho sobre a teoria da moeda - prêmio ironicamente dividido com um de seus maiores rivais ideológicos, o economista social-democrata sueco Gunnar Myrdal.

Em 1978, Hayek visitou o Chile. O país estava então sob a ditadura de Augusto Pinochet, estabelecida cinco anos antes, quando o governo democraticamente eleito do socialista Salvador Allende havia sido derrubado. Hayek não poupou elogios à ditadura chilena, responsável por matar mais de 3.000 pessoas, torturar dezenas de milhares de opositores e forçar 200 mil chilenos ao exílio. "Não encontrei uma única pessoa no Chile que não concordasse que a liberdade pessoal era muito maior no regime de Pinochet do que no governo de Allende", declarou em certa ocasião. Em 1984, foi laureado com a Ordem dos Companheiros de Honra no governo da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e, em 1991, recebeu a Medalha da Liberdade do presidente George H. W. Bush.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética