Fritz Schmenkel

Fritz Schmenkel, o soldado da Alemanha Nazista que se tornou herói nacional da União Soviética:

Fritz Schmenkel nasceu em Estetino, em 14 de fevereiro de 1916. Quando tinha 16 anos, Fritz viu seu pai, um pedreiro simpatizante do comunismo, ser assassinado pela Sturmabteilung - uma milícia paramilitar nazista, que promovia forte repressão ideológica contra pessoas de esquerda. O assassinato do pai o influenciou a ingressar na Liga dos Jovens Comunistas da Alemanha.

Malgrado seu posicionamento político, Schmenkel foi convocado para servir na Wehrmacht - as Forças Armadas da Alemanha Nazista. Sua aversão à disciplina militar e as constantes críticas que fazia ao regime de Hitler resultaram na sua prisão: foi sentenciado a passar 18 meses no presídio militar de Torgau. Mas quando a Alemanha invadiu a União Soviética em 1941, Schmenkel se ofereceu para lutar na Frente Oriental em troca da sua libertação.

Quando foi enviado para a Bielorrússia, Schmenkel desertou e entrou em contato com uma unidade de partisans soviéticos - tropas irregulares de civis que integravam a resistência aos invasores nazistas. Apesar das desconfianças iniciais, Schmenkel acabou convencendo os partisans de seu desejo genuíno de lutar pela União Soviética e contra as tropas de seu próprio país. Os soviéticos o aceitaram como um dos seus e lhe "batizaram" com o nome de guerra "Ivan Ivanovich".

Schmenkel provou ser bastante valioso para os partisans soviéticos. Como era alemão, não tinha dificuldade em se infiltrar em unidades militares nazistas - obtendo mantimentos, armamentos e munições. Em seguida, ele conduzia tropas da Wehrmacht para emboscadas, permitindo que unidades militares inteiras fossem capturadas pelos guerrilheiros soviéticos. Em março de 1943, ele foi condecorado com a Ordem da Bandeira Vermelha e nomeado vice-comandante de uma unidade de operações especiais do Exército Vermelho dedicada a ações de sabotagem, espionagem e inteligência em territórios ocupados pelos alemães.

Em dezembro de 1943, Schmenkel foi descoberto e capturado pelos nazistas. Foi levado a Minsk e julgado em um tribunal militar que o condenou à morte. Em 22 de fevereiro de 1944, foi executado por um pelotão de fuzilamento. Após o término da guerra, Schmenkel foi postumamente condecorado com a Ordem de Lênin e o título de Herói Nacional da União Soviética, sendo um dos raros estrangeiros homenageados com a honraria. Um filme sobre sua história, intitulado "Ich will euch sehen" ("Eu Quero Ver Você") foi produzido pela Alemanha Oriental em 1978.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara