Grande Depressão (I)

Favela de Red Hook, no distrito do Brooklyn, Nova York, c. 1930-1932.

A década de 1930 foi marcada pelos efeitos devastadores da grande depressão econômica que teve início após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. Considerada o pior e mais prolongado período de recessão econômica do sistema capitalista no século XX, a Crise de 1929 causou o colapso do mercado de ações, falências em massa em todos os setores da economia, quedas drásticas da produção industrial e aumento vertiginoso na taxa de desemprego. A pobreza aumentou de forma exponencial, sobretudo nos Estados Unidos, onde dezenas de milhões de trabalhadores foram jogados na miséria e o número de desabrigados cresceu exponencialmente.

Uma das consequências mais visíveis da Crise de 1929 nas cidades estadunidenses foi a expansão das chamadas "hoovervilles" - assentamentos improvisados feitos com tendas e pequenas barracas em terrenos vazios ou áreas públicas, semelhantes às favelas do Brasil. O nome "Hooverville" (literalmente, "vilas do Hoover"), é uma referência ao presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover, que foi criticado por não tomar medidas imediatas para debelar os efeitos nocivos da Grande Depressão. Aos longo dos anos trinta, milhares de hoovervilles foram criadas em quase todas as cidades de médio e grande porte dos Estados Unidos. Algumas cidades como Nova York tinham dezenas de hoovervilles, tanto nos subúrbios quanto nas áreas centrais.

A partir da década de 1940, após a recuperação econômica dos Estados Unidos, as hoovervilles começaram a ser sistematicamente removidas. Não houve, entretanto, qualquer tipo de assistência à população marginalizada que ainda residia nesses assentamentos. A remoção foi dirigida por interesses de mercado, especulação imobiliária e processos de higienização social. A população desassistida passou a ocupar guetos urbanos e "trailer parks" escondidos nos subúrbios - uma saída que atendia aos interesses de gentrificação e de camuflagem da desigualdade social nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética