Guerra Civil Russa (I)

Um soldado estadunidense posa para foto ao lado do corpo de um combatente bolchevique, morto durante a Intervenção Aliada na Guerra Civil Russa. Oblast de Arcangel, Rússia, 8 de janeiro de 1919.

A instauração do socialismo na Rússia após a Revolução de Outubro de 1917 deixou as potências ocidentais alarmadas. Receosas de que o novo regime fosse uma ameaça à manutenção do poder, dos privilégios e do lucro de suas elites, as nações capitalistas não tardaram em reagir. Já em 1918, catorze países se aliaram com o objetivo de intervir na Guerra Civil Russa e debelar a revolução socialista, restaurando o trono do czar.

Para auxiliar o Exército Branco - combatentes czaristas contrarrevolucionários-, os Estados Unidos enviaram uma expedição com 10.000 soldados. Além dos militares estadunidenses, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Polônia, Finlândia, Romênia, Grécia, Austrália, Canadá, Japão, Império Otomano e China também despacharam suas tropas para tentar derrubar o governo da Rússia soviética.

O conflito durou sete anos e deixou milhões de mortos, mas terminou com a vitória do Exército Vermelho, criado pelos bolcheviques em 28 de janeiro de 1918 para preservar a revolução socialista e defender a Rússia contra os invasores estrangeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara