Ação Antifascista


Congresso da Ação Antifascista (Antifaschistische Aktion, ou "Antifa") organizado pelo Partido Comunista da Alemanha, em 1932.

A Ação Antifascista foi fundada em 1932, com o objetivo de organizar a resistência ao avanço do nazifascismo na Alemanha. Após uma década marcada por intensas disputas políticas e pela intensificação da polarização da sociedade em três grupos distintos (nazistas, comunistas e a aliança entre sociais-democratas e liberais), tornava-se evidente que os pilares institucionais da República de Weimar estavam ruindo. Diversos agrupamentos de militância organizada começaram a surgir, a maioria militarizados e ligados à extrema-direita e ao Partido Nazista, tais como a Frente Harzburg. A Ação Antifascista foi criada com o objetivo de combater esses grupos e estabelecer estratégias de auto-defesa e proteção às minorias ameaçadas pela ascensão do nazismo.

O primeiro comício da Ação Antifascista foi realizado em Berlim em 10 de julho de 1932. O logotipo das duas bandeiras utilizado pela organização foi desenhado por Max Keilson e Max Gebhard, membros da Associação de Artistas Visuais Revolucionários. A Ação Antifascista era subdividida em estruturas autônomas e locais, os "Comitês de Unidade", instalados em fábricas, sindicatos ou residências, com equipes de militantes voluntários atuando em ações de base e prestando serviços que iam desde aulas de política e ensino de auto-defesa até a acolhida de minorias - em especial judeus despejados de suas residências, fato que se tornou corriqueiro com a intensificação do discurso antissemita. A Associação Antifascista ainda congregava a Massenselbstschutz, um grupo paramilitar que tinha por objetivo confrontar as milícias nazistas armadas nas ruas.

Após a ascensão de Hitler ao poder, em 1933, o movimento, rotulado como "organização terrorista" pelos ideólogos nazistas, foi banido. A Ação Antifascista, entretanto, continuaria a funcionar de forma clandestina até o fim da Segunda Guerra Mundial, efetuando ações de sabotagem, contra-inteligência, espionagem e resistência ao nazismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara