China na Segunda Guerra Mundial


O Oitavo Exército de Rota, unidade do Exército Vermelho Chinês, combatendo soldados japoneses nos arredores da Grande Muralha da China. Laiyuan, província de Hebei, 1938. Fotografia de Sha Fei.

Na Ásia Oriental, a Segunda Guerra Mundial deu continuidade à Segunda Guerra Sino-Japonesa que, por sua vez, impôs uma trégua à Guerra Civil Chinesa. A China estava há 10 anos mergulhada em um conflito interno, com o país dividido entre os nacionalistas (liderados por Chiang Kai-Shek) e os comunistas (sob comando de Mao Tsé-Tung). Em 1937, após o Incidente da Ponte Marco Polo, o Império do Japão invadiu a China com uma tropa de 350.000 homens, ocupando Xangai, Nanquim e o Sudoeste chinês. A invasão do Japão fez comunistas e nacionalistas chineses abandonarem as hostilidades e se aliarem na Segunda Frente Unida para combater os invasores.

Dessa forma, a China possuía duas forças militares principais atuando contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial: as forças armadas regulares, subordinadas ao governo "de jure", e o Exército Vermelho Chinês, criado pelo Partido Comunista da China - ao qual pertencia o Oitavo Exército de Rota. Este último operava principalmente ao norte da China, infiltrando-se atrás das linhas japonesas e estabelecendo bases de guerrilhas em áreas rurais remotas.

A China é frequentemente chamada de "aliada esquecida", pois, embora tenha sido o primeiro país a ingressar na guerra contra as potências do Eixo e o segundo país com maior número de baixas no conflito (com mais de 14 milhões de mortos), sua participação na Segunda Guerra Mundial costuma ser eclipsada pelo foco da mídia e da academia nas ações nos aliados ocidentais. Não obstante, a China teve participação fundamental na luta contra o nazifascismo, resistindo heroicamente à invasão do Japão, derrotando as tropas japonesas nas batalhas de Changsha, Guangxi e Shaanxi e, sobretudo, subjugando as forças do eixo na Campanha da Birmânia, libertando pontos estratégicos do Sudeste Asiático e estabelecendo um ponto de inflexão fundamental para a derrota definitiva do Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara