"Gordon, costas flageladas", Mathew Brady
Gordon era um afro-americano escravizado que conseguiu fugir da fazenda de John e Bridget Lyons, na Luisiana, em março de 1863, em meio à Guerra de Secessão. Ele percorreu 64 quilômetros a pé ao longo de dez dias para fugir dos feitores da fazenda que o perseguiam, até chegar a Baton Rouge, onde obteve refúgio em um acampamento militar das tropas do Exército da União - a força militar das unidades federadas do norte dos Estados Unidos, favoráveis à abolição da escravidão.
No posto militar, Gordon posou para uma fotografia tirada por Mathew Brady, mostrando as cicatrizes de açoite nas suas costas. A imagem foi reproduzida em cartões de visita distribuídos nos Estados Unidos e publicados no jornal "Harper's Weekly", o periódico mais lido durante a guerra civil. A difusão da imagem foi utilizada por abolicionistas como evidência material da brutalidade da escravidão, fortalecendo a campanha antiescravagista.
Gordon se alistou no Exército da União, atingindo a patente de sargento e tomando parte do Cerco de Port Hudson já em maio de 1863.
Comentários
Postar um comentário