Joe Biden (I)


Joe Biden, candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, participa de um comício em Charleston, Virgínia Ocidental, de mãos dadas com o senador Robert Byrd, em 24 de outubro de 2008.

Também filiado ao Partido Democrata, Robert Byrd foi um líder regional da Ku Klux Klan (KKK) nos anos quarenta, chegando a comandar um capítulo da organização ultrarracista na cidade de Sophia, Virgínia Ocidental, com mais de 150 membros.

Em 1944, Byrd enviou uma carta ao senador democrata Theodore Bilbo, à época um dos maiores apoiadores das teorias de supremacia branca e segregação racial, em que se opunha fervorosamente à presença de negros nas Forças Armadas. Em um trecho da correspondência, Byrd declara: "Jamais lutarei nas forças armadas com um negro ao meu lado. Prefiro mil vezes morrer e assistir a bandeira norte-americana ser pisoteada na terra e nunca mais ser erguida, do que ver nossa amada terra ser degradada por uma raça de mestiços, um retrocesso das espécimes negras mais selvagens". Dois anos depois, Byrd enviaria outra carta a um "Grand Wizard" da Ku Klux Klan, onde afirmaria que "a Klan é hoje mais necessária do que nunca e eu estou ansioso para vê-la ressurgir aqui na Virgínia Ocidental e em cada estado da federação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara