Resolução da ONU condenando a glorificação do nazismo
Em novembro de 2018, a Assembleia Geral da ONU submeteu a votação uma resolução condenando a "glorificação do nazismo, do neonazismo e formas contemporâneas de racismo, discriminação racial e atos de intolerância correlatos". A aprovação da resolução serviria de subterfúgio à criação de legislação internacional obrigando os países-membros a combaterem discursos de glorificação do nazismo e neonazismo.
Estados Unidos e Ucrânia foram os únicos países que votaram contra a resolução. Quase todos os países europeus se abstiveram, assim como Canadá, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Nova Zelândia. A resolução foi apoiada pela quase totalidade dos países latino-americanos, asiáticos e africanos.
Desde 2005, a ONU tenta tenta obter a aprovação unânime de uma resolução de combate ao racismo, nazismo e neonazismo. Os Estados Unidos votaram sistematicamente contra todas as resoluções, sob a justificativa de que o documento "ataca a liberdade de expressão e sua legislação constitucional de direito à livre organização".
Comentários
Postar um comentário