Mais fome, menos carne


Um caminhão transportando carnes é saqueado por populares após tombar na Rodovia Regis Bittencourt. Itapecerica da Serra, São Paulo, 8 de setembro de 2020.

O consumo de carne bovina tem registrado queda acentuada no Brasil, regredindo aos patamares de décadas atrás, quando o país ainda sofria com a fome crônica. Em 2020, o consumo anual per capita de carne bovina foi de 29,3 quilos. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esse é o menor índice já registrado desde o início da série história, em 1996. A queda no consumo tem sido contínua: o índice de 2020 representa uma queda de 5% em relação ao indicador de 2019 - que, por sua vez, já havia recuado 9% na comparação com 2018.

O ápice do consumo de carne vermelha no Brasil ocorreu no fim do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Em 2006, os brasileiros chegaram a consumir em média 42,8 quilos de carne bovina por habitante - 13,5 quilos de carne a mais em relação a 2020.

A redução do consumo explica-se pela perda do poder de compra da população e pela alta dos preços. Houve um aumento médio de 18% no preço da carne bovina em 2020, em paralelo com uma expressiva redução da renda familiar per capita e aumento do desemprego. A alta do dólar tem levado os produtores a priorizarem a exportação para maximizar seus lucros, reduzindo a disponibilidade interna. A perspectiva é de que os preços da carne bovina continuem subindo em 2021, resultando em uma queda ainda maior no consumo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética