Ofensiva de Vístula-Oder


Soldados soviéticos acompanham um combatente do Exército Popular da Polônia, que ergue a bandeira nacional após a libertação de Varsóvia do domínio nazista. A operação ocorreu no âmbito da Ofensiva de Vístula-Oder, iniciada pelo Exército Vermelho em 12 de janeiro de 1945.

A ofensiva foi a maior operação militar conduzida na Frente Oriental do teatro europeu desde a Operação Bagration. Liderada por Georgy Zhukov e Ivan Konev, a operação mobilizou mais de 2,2 milhões de soldados do Exército Vermelho e do Exército Popular da Polônia contra as forças da Alemanha nazista. Em três semanas, os militares soviéticos e poloneses subjugaram os soldados alemães, reagrupados no Grupo de Exércitos A da Wehrmacht, obtendo o controle da maior parte do território da Polônia, libertando a capital Varsóvia e encerrando a ocupação nazista em outras cidades importantes como Cracóvia e Poznán.

O Exército Vermelho se deslocou por 483 quilômetros, cobrindo a distância entre a linha polonesa paralela ao Rio Vístula e o Rio Oder, na Alemanha. Conforme avançavam, libertavam os prisioneiros dos campos de concentração e extermínio mantidos pelos nazistas. Durante a operação, o Exército Vermelho libertou os campos de Majdanek, Auschwitz, Płaszów, Stutthof e Ravensbrück. Ao final da ofensiva, já derrotavam as tropas nazistas dentro do território alemão e avançaram a uma distância de apenas 69 quilômetros de Berlim, que cairia alguns meses depois, encerrando o Terceiro Reich e a guerra na Europa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara