Galileu Galilei


"O julgamento de Galileu pela Inquisição Romana", pintura de Cristiano Banti feita em1857.

Nascido em Pisa em 15 de fevereiro de 1564, Galileu Galilei era filho do compositor florentino Vincenzo Galilei, partícipe da revolução musical renascentista e pioneiro das primeiras óperas. Galileu dedicou-se às letras em sua juventude, produzindo textos sobre Dante e Tasso. Logo começou a se interessar pelas ciências exatas. Observando as oscilações dos lustres da Catedral de Pisa, descobriu a periodicidade do movimento pendular, que passou a ensinar após se tornar docente de matemática na Universidade de Pisa. Posteriormente, transferiu-se para a Universidade de Pádua, onde descobriu, em 1602, a lei da queda dos corpos, uma descoberta fundamental da mecânica.

Primeiro astrônomo a fazer uso científico do telescópio, Galileu foi o responsável por descobrir que a Via Láctea era um aglomerado de estrelas (e não uma "emanação" como se acreditava até então). Galileu também descobriu os satélites de Júpiter, as montanhas e as crateras da Lua, os anéis de Saturno, as manchas solares e as fases de Vênus. Seus estudos sobre o comportamento dos astros não apenas revolucionaram o método científico da astronomia, como o convenceram de que o sistema heliocêntrico proposto por Nicolau Copérnico em 1543 estava correto.

As descobertas de Galileu, entretanto, desafiavam a concepção medieval do sistema cosmológico defendido pela Igreja Católica, segundo a qual a Terra permanecia imóvel no centro do universo e o Sol e os demais planetas orbitavam ao seu redor. A Inquisição declarou que a afirmação de que o Sol era o centro do universo estava "teologicamente errada" e abriu processo contra Galileu por heresia. O astrônomo foi chamado a Roma para se defender diante do Tribunal do Santo Ofício e obrigado a renegar publicamente suas ideias, assinando um documento onde declarava que o sistema heliocêntrico era meramente hipotético.

Em 1623, Galileu publicou "O Ensaiador", onde combateu a física aristotélica e defendeu a primazia da matemática como fundamento das ciências exatas. Em 1632, lançou "Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo", obra fundamental da revolução científica, onde tornou a defender o sistema heliocêntrico.

A publicação lhe rendeu um novo processo movido pela Inquisição. Em 22 de junho de 1633, Galileu foi declarado culpado por ensino de teoria herética e condenado a permanecer em prisão domiciliar pelo resto de sua vida. Também foi novamente forçado a se retratar publicamente e teve todos os seus livros e textos incluídos no Index de obras censuradas e proibidas pela igreja. Reza a lenda que ao sair do tribunal após a condenação, Galileu teria sussurrado a célebre frase "eppur si muove" ("contudo, ela se move", referindo-se à Terra). Passou seus últimos dias isolado em sua residência nos arredores de Florença, onde escreveu "Teorias e provas matemáticas sobre duas novas ciências", obra fundamental da dinâmica. Faleceu em sua casa em 8 de janeiro de 1642, aos 77 anos.

Galileu é um dos grandes gênios das ciências exatas e naturais e deu enormes contribuições para o aprimoramento dos estudos sobre a matemática, a física e a astronomia. Suas descobertas abalaram o prestígio do aristotelismo e ajudaram a revolucionar o método científico, estabelecendo o experimento e a formulação matemática do resultado da experiência como os fundamentos das ciências exatas. Seus tratados escritos em linguagem didática, simples e acessível - e ao mesmo tempo incisiva e irônica - ajudaram a difundir o conhecimento e o estabeleceram como renomado prosador da literatura italiana.

Em setembro de 1982, ao visitar a Universidade de Pádua, o Papa João Paulo II retirou as acusações de heresia feitas pela Inquisição e, no ano 2000, emitiu um pedido formal de desculpas a Galileu pela perseguição da igreja católica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética