Tesouros do Museu Nacional: as múmias brasileiras

No Brasil, as condições climáticas são desfavoráveis à preservação de material orgânico, uma vez que o clima tropical e o solo ácido aceleram a decomposição dos corpos. Por isso, ao contrário do que ocorre com os vizinhos andinos, registros de múmias indígenas em território brasileiro são quase inexistentes. Até hoje, somente três múmias em bom estado de preservação foram encontradas no Brasil - uma mulher adulta e dois bebês, os três mumificados juntos. O conjunto foi encontrado em uma caverna dos "mares de morro" da Zona da Mata mineira, tendo sido preservado graças ao clima seco e frio da serra.

A mulher teria entre 24 e 26 anos e 1,48 metro de altura. Um dos bebês era um recém-nascido - tinha aproximadamente um mês de vida. O outro tinha um ano de idade. O conjunto datava de aproximadamente 680 anos antes do presente, precedendo a chegada dos europeus na América. As múmias eram de indígenas do tronco dos botocudos, da etnia Maxakali, Kanacam ou Makuni. Junto aos corpos havia ossos, bolsas trançadas em fibras, rede de dormir, uma conta grossa e uma cruz de fios. Embora os corpos tenham sido encontrados juntos, não há como afirmar com certeza que eram mãe e filhos.

As múmias brasileiras foram encontradas na Caverna da Babilônia, no município de Goianá, Minas Gerais, em 1871. O local era certamente utilizado como cemitério pelos povos pré-colombianos. Restos mortais de outros 14 indivíduos foram encontrados no interior da caverna, mas foram levados para a Europa por pesquisadores e sua localização atual é desconhecida. A dona da fazenda onde as múmias foram encontradas, Maria José de Santana, doou o conjunto ao imperador Dom Pedro II. O monarca retribuiu a gentileza concedendo à doadora o título de Baronesa de Santana.

As múmias posteriormente passaram para a coleção do Museu Nacional, onde permaneceram por mais de um século, até serem destruídas no incêndio de 2 de setembro de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara