Conjunto Habitacional SEHAB Heliópolis
Imagens do Conjunto Habitacional SEHAB Heliópolis, inaugurado pelo prefeito de São Paulo Fernando Haddad em 2014. As moradias populares, entregues por intermédio do programa Minha Casa Minha Vida, fazem parte do projeto de urbanização de Heliópolis, a maior favela de São Paulo.
O conjunto habitacional foi construído no âmbito do Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo. Foi erguido em uma gleba dentro da própria comunidade, para evitar o deslocamento dos moradores para regiões mais afastadas.
Projetado pelo escritório Biselli Katchborian, um dos mais renomados e premiados escritórios de arquitetura do Brasil, o conjunto habitacional chama a atenção pela paginação esmerada das fachadas, incomum na concepção estética dos blocos habitacionais populares. A disposição dos edifícios também buscou a humanização do espaço, atendendo às demandas da comunidade assistida.
O condomínio foi eleito como um dos melhores projetos arquitetônicos de 2014 pela revista Monolito. Ao invés de seguir o padrão tradicional de torres isoladas, o projeto utilizou o modelo de "quadra europeia", com os edifícios alinhados no lote junto à rua, formando um enorme pátio interno, utilizado para lazer e convívio dos moradores.
Os edifícios diferem em altura, disposição das janelas e acabamento, imprimindo identidade às moradias, afastando a repetição monótona tradicionalmente associada aos conjuntos populares. Os apartamentos possuem um layout flexível, que possibilita diferentes configurações, adequando-se às necessidades da comunidade, onde o número de moradores por família varia bastante. Os andares mais acessíveis são adaptados para portadores de necessidades especiais.
Comentários
Postar um comentário