Lula: Campeão Mundial da Luta Contra a Fome


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebendo o título de "Campeão Mundial da Luta Contra a Fome", entregue por Josette Sheeran, diretora executiva do Programa Alimentar Mundial (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU). Brasília, 10 de maio de 2010.

A entrega do título ocorreu durante a cerimônia de abertura do "Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural", conferência sediada no Palácio do Itamaraty que contou com a participação de representantes da ONU e líderes de nações africanas. O prêmio foi entregue em reconhecimento ao sucesso dos programas sociais implementados pelo governo Lula que levaram à erradicação da fome crônica no Brasil.

Até o ano de 2002, o Brasil possuía indicadores de fome endêmica análogos aos das nações da África Subsaariana. Uma criança morria de fome a cada 5 minutos. Eram quase 300 crianças mortas por fome todos os dias, resultando em mais de 100 mil mortes de crianças por fome anualmente. Em 2003, Lula lançou o programa de segurança alimentar Fome Zero, seguindo projeto desenvolvido dois anos antes por José Graziano Neto, baseado em subsídios aos pequenos produtores, barateamento da alimentação, aumento da oferta de alimentos básicos e priorização do mercado interno.

O governo brasileiro também promoveu a integração de políticas emergenciais de combate à fome, criou o Cartão Alimentação para subvencionar a compra de alimentos por famílias carentes, e instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos, que passou a priorizar compras públicas de cooperativas ligadas à agricultura familiar, sem intermédio de atravessadores. Em 2004, o governo Lula implementou o Bolsa Família, que se tornaria um dos maiores programas de transferência de renda do mundo, atendendo 45 milhões de pessoas. As ações governamentais permitiram ao governo reduzir em 75% o número de brasileiros vivendo em pobreza extrema. A subnutrição foi reduzida em 82%.

Os programas transformaram o Brasil em um dos líderes mundiais da redução da pobreza entre os anos de 2001 e 2013. Em 2014, pela primeira vez na história, o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O país também conseguiu ultrapassar com boa margem as metas estipuladas pelos Objetivos do Milênio da ONU, em prazo inferior ao previsto. As políticas sociais do governo Lula inspiraram a criação de dezenas de programas similares na Ásia, na África e na América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética

Explosão da Base de Alcântara