As áreas verdes de Moscou


Vista de um bairro residencial de Moscou, capital da Rússia. Com doze milhões de habitantes, Moscou é cidade mais populosa da Europa. É considerada também a metrópole mais verde do mundo, liderando o ranking de cidades com mais áreas verdes do World Atlas.

Aproximadamente 54% do território moscovita é ocupado por parques e jardins. Os parques públicos de Moscou cobrem uma área de 450 quilômetros quadrados - um território verde que é maior do que todo o município de Curitiba. Moscou oferece 20 metros quadrados de área verde por habitante - indicador bem superior ao valor mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde e seis vezes superior ao índice de Tóquio, por exemplo.

A grande quantidade de áreas verdes em Moscou é um legado do planejamento urbano do governo soviético. Mesmo em meio ao surto de urbanização da cidade após a Revolução de 1917 e sua rápida transformação em principal centro industrial do país, houve um grande cuidado em preservar as áreas verdes e manter padrões adequados de arborização e cobertura vegetal na ocupação do espaço urbano. Por determinação de Stalin, diversos projetos de reflorestamento foram implementados em Moscou após a Segunda Guerra Mundial e dezenas de praças foram inauguradas na região central da cidade.

Somente em 1951, existiam 272 projetos em andamento para ampliar as áreas verdes de Moscou. E em 1961, mais de 500.000 árvores foram plantadas na cidade. A opção de construir bairros residenciais com moradias verticais - em detrimento do modelo individualista da casa de subúrbio, predominante nas metrópoles ocidentais - permitiu o melhor aproveitamento do território urbano, com a profusão de equipamentos de uso coletivo e áreas verdes. A ausência de especulação imobiliária e o desenvolvimento urbano independente da lógica do mercado permitiu à cidade uma organização exemplar de seu espaço urbano.

As décadas de 1950 e 1960 também foram pródigas para a ampliação dos grandes parques públicos da cidade. O Parque Gorky teve sua área substancialmente expandida para 120 hectares. Outros megaparques foram criados na cidade pelo governo soviético: Sokolniki (5,16 km2), Izmailovsky (16 km2) e o Parque Bitsevski (22 km2). Em 1983, foi inaugurado o Parque Nacional Losiny Ostrov, o maior parque urbano da Europa, com uma área de 116 km2 - maior do que a cidade de Vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética