Franklin Roosevelt e o Exército Vermelho
"Em nome do povo dos Estados Unidos, quero expressar ao Exército Vermelho, por ocasião de seu vigésimo quinto aniversário, nossa profunda admiração por seus feitos magníficos, sem paralelos na história.
Por vários meses, apesar das perdas imensas de homens, suprimentos, transportes e territórios, o Exército Vermelho negou a vitória ao mais poderoso dos inimigos. Deteve-o em Leningrado, em Moscou, em Voronezh e no Cáucaso e, finalmente, na imortal Batalha de Stalingrado, o Exército Vermelho não apenas derrotou o inimigo, mas lançou a grande ofensiva que ainda está avançando ao longo de toda a frente do Báltico rumo ao Mar Negro. O recuo forçado do inimigo está lhe custando muitos homens, suprimentos, territórios e, sobretudo, o moral.
Essas conquistas só podem ser alcançadas por um Exército que tenha liderança hábil, organização sólida, treinamento adequado e, acima de tudo, a determinação de derrotar o inimigo, não importando o custo do auto-sacrifício.
Ao mesmo tempo, também desejo prestar homenagem ao povo russo, de quem o Exército Vermelho provem e de quem depende para obter seus homens, mulheres e suprimentos. Eles também estão dedicando todos os seus esforços à guerra e fazendo o sacrifício supremo.
O Exército Vermelho e o povo russo com toda certeza colocaram Hitler e suas copas no caminho da derrota definitiva e conquistaram a admiração duradoura do povo dos Estados Unidos."
Mensagem de Franklin Delano Roosevelt, 32º presidente dos Estados Unidos, encaminhada para o líder soviético Josef Stalin em 22 de fevereiro de 1943, por ocasião das celebrações do 25º aniversário do Exército Vermelho.
Fonte: Message to Stalin on the Twenty-fifth Anniversary of the Red Army - The American Presidency Project
Comentários
Postar um comentário