Angela Davis


A filósofa Angela Davis discursando em favor da candidatura presidencial de Gus Hall durante uma coletiva de imprensa na sede do Partido Comunista dos Estados Unidos. Nova York, 18 de fevereiro de 1976.

Feminista e ativista das causas sociais e dos direitos civis dos afro-americanos, Angela Davis foi ligada ao movimento dos Panteras Negras e ganhou notoriedade internacional após sua participação no incidente do tribunal de Marin County. Declarada "terrorista" pelo governo estadunidense, Davis foi inclusa na lista dos 10 criminosos mais procurados pelo FBI por ordem de J. Edgar Hoover. Sua prisão, considerada injusta, arbitrária e racista, resultou no surgimento de um movimento de massas, com milhares de pessoas pressionando por sua libertação nos Estados Unidos e em outros 67 países do mundo.

Após sua libertação, Davis visitou Cuba, União Soviética e Alemanha Oriental, tornando-se alvo de fortes críticas dos conservadores e liberais estadunidenses. Ao ser questionada sobre seu posicionamento político, declarou: "Sim, sou comunista e considero isso uma das maiores honras, pois estamos lutando pela libertação total da raça humana."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética