Che Guevara (VI)
Entre 1950 e 1951, Che Guevara e Alberto Granado percorreram quase 13 mil quilômetros em uma motocicleta, conhecendo quase todos os países da América do Sul. Em cada cidade que paravam, ofereciam tratamento médico gratuito para as populações desassistidas. No Chile, as condições desumanas de trabalho dos operários nas minas de cobre enfureceu Che Guevara, que os descreveu como "vitimas de carne e osso da tremenda exploração capitalista".
Após percorrer Chile e Bolívia, a dupla visitou a região amazônica no Peru, e ficaram durante algumas semanas tratando voluntariamente os pacientes de lepra do Leprosário de San Pablo. Em seus diários, Che Guevara afirmou ter ficado tocado pela camaradagem entre os pacientes da colônia de leprosos: "As formas mais elevadas de solidariedade e lealdade humana surgem entre pessoas tão solitárias e desesperadas".
Che Guevara e Granado também visitaram vilarejos amazônicos no Brasil oferecendo atendimento médico gratuito. O país, à época, liderava as taxas de incidência de hanseníase no continente.
Comentários
Postar um comentário