Nelson Mandela (I)
Nelson Mandela (1918-2013) é considerado um dos maiores ícones da luta contra o racismo. Integrou-se à causa anticolonial desde a sua juventude, atuando junto ao Congresso Nacional Africano com o objetivo de transformar a África do Sul em uma nação multiétnica. Após o estabelecimento do regime de segregação racial conhecido como apartheid, Mandela filiou-se ao Partido Comunista da África do Sul, então operando clandestinamente, e liderou uma série de ações de resistência, boicote e desobediência civil contra o governo autoritário de minoria branca. Foi preso em 1962 por agentes do governo sul-africano auxiliados pela CIA - a agência de inteligência do governo dos Estados Unidos -, e condenado à prisão perpétua em represália à sua participação no movimento em favor da mudança do regime político da África do Sul.
Mandela seguiu coordenando a luta contra o apartheid de dentro da cadeia, onde permaneceria por 27 anos. Foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, em meio à crescente pressão internacional sobre o governo racista da África do Sul. Após sua libertação, Mandela foi eleito como primeiro presidente negro de sua nação, pondo fim ao regime do apartheid. Em seu governo, Mandela promulgou uma nova constituição e instituiu uma comissão da verdade para apurar e punir violações de direitos humanos cometidas ao longo de décadas de regime segregacionista. Também introduziu importantes reformas sociais, como a universalização do sistema de saúde, o projeto de reforma agrária e programas de redução da pobreza.
Recebeu mais de 250 honrarias e condecorações por sua luta antirracista - incluindo-se o Prêmio Nobel da Paz e a Ordem de Lênin da União Soviética - e tornou-se um símbolo universal de luta por justiça social. É tratado com profundo respeito e reverência na África do Sul, onde é descrito como "Pai da Nação" e carinhosamente chamado por seu apelido, "Madiba". Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia do seu nascimento, 18 de julho, como "Dia Internacional Nelson Mandela", dedicado à valorização da luta pela liberdade e justiça.
Comentários
Postar um comentário