"Não Vai Ter Copa"


Uma manifestante participa de um protesto contra a Copa do Mundo da FIFA em junho de 2014, utilizando uma máscara do protagonista do filme hollywoodiano "V de Vingança".

Entre 5 de junho e 6 de julho de 2014, foram realizados 144 atos e protestos contra a Copa do Mundo em quase todas as cidades que sediaram o evento: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza. A maioria desses atos e eventos associados foram organizados no âmbito da Articulação Nacional dos Comitês da Copa (ANCOP) – uma rede de organizações da sociedade civil e movimentos sociais que atuaram na mobilização popular contra o evento.

A ANCOP foi financiada pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos - uma organização voltada à "promoção dos direitos humanos" e "construção de mecanismos inovadores" que permitam "canalizar recursos para "fortalecer organizações da sociedade civil e desenvolver a filantropia de justiça social". O Fundo Brasil, por sua vez, foi criado pela Fundação Ford, um think tank bilionário estadunidense, conhecido por atuar como um braço do governo dos Estados Unidos e por suas bem documentadas relações estreitas com a CIA. A Fundação Ford colaborou com inúmeros golpes de Estado, revoluções coloridas e operações de mudança de regime desde os anos trinta.

Para ler sobre o financiamento da ANCOP pelo Fundo Brasil, clique aqui.

Para ler sobre o financiamento do Fundo Brasil pela Fundação Ford, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Othon Pinheiro, Lava Jato e Programa Nuclear Brasileiro

Explosão da Base de Alcântara

Evolução do PIB per capita da antiga União Soviética